POLÍTICA SOBRE A GESTÃO E PARTILHA DE DADOS

O contexto da transformação digital tem contribuído para uma relevância crescente dos dados de investigação. De igual modo, a prática e os princípios da Ciência Aberta têm vindo a promover a abertura, partilha e reutilização dos dados de investigação, nomeadamente os resultantes de investigação financiada com fundos públicos, contribuindo para uma maior confiança na ciência e para uma maior capacidade de enfrentar desafios globais.

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) encoraja os investigadores a adotarem boas práticas de gestão de dados de investigação e a partilharem os seus resultados com a comunidade científica. Neste sentido, a FCT adotou a política sobre a disponibilização de dados e outros resultados de investigação científica financiada pela FCT, que entrou em vigor em maio de 2014.

Considerando a evolução dos métodos de investigação científica, das políticas de Ciência Aberta e das práticas de gestão e partilha de dados a nível global, a FCT irá publicar em breve uma nova política com requisitos a cumprir pelos seus beneficiários de financiamento.