Covid-19: A importância da interoperabilidade dos dados de investigação

Covid-19

A pandemia COVID-19 demonstrou a importância da colaboração a nível global e da partilha prévia de dados e informação. Alcançar a interoperabilidade dos dados torna-se imperativo em emergências públicas, quando as respostas adequadas precisam ser rapidamente identificadas, como o desenvolvimento de vacinas ou terapias para a COVID-19, que dependem fortemente da capacidade de integração de diferentes tipos de dados originários de laboratórios, hospitais e ambientes industriais.

No dia 7 de junho de 2021, decorreu um workshop denominado de “Riding the Next Wave of Research Data”, que teve como principais objetivos rever a aprendizagem a nível nacional, europeu e comunitário relativamente à partilha de dados no contexto da atual pandemia, e discutir como promover quadros de interoperabilidade de dados científicos mais inclusivos entre os vários domínios e países.

Este evento foi organizado conjuntamente pela Fundação Portuguesa para a Ciência e a Tecnologia (FCT) em representação da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, pela Comissão Europeia e pela Agência Portuguesa para a Investigação Clínica e Inovação Biomédica (AICIB).

No âmbito deste workshop, foi preparada e apresentada uma Declaração sobre a importância da interoperabilidade de dados.

A gravação e apresentações do evento poderão ser consultadas aqui.