Recomendação da Unesco sobre a Ciência Aberta

Imagem ilustrativa de um grupo de investigadores

Na última sessão da Conferência Geral da UNESCO, os Estados Membros encarregaram a Organização de desenvolver um instrumento internacional de normalização sobre Ciência Aberta, sob a forma de uma Recomendação da UNESCO sobre Ciência Aberta, a ser adoptada pelos Estados Membros.

Espera-se que a Recomendação defina valores e princípios comuns para a Ciência Aberta, e identifique medidas concretas sobre Acesso Aberto e Dados Abertos, com propostas para aproximar os cidadãos da ciência e compromissos para facilitar a produção e disseminação do conhecimento científico em todo o mundo. A Recomendação será desenvolvida através de um processo de consulta regionalmente equilibrado, multistakeholder, inclusivo e transparente.

A Recomendação da UNESCO sobre Ciência Aberta irá complementar a Recomendação sobre Ciência e Investigação Científica de 2017. Também se baseará na Estratégia da UNESCO sobre Acesso Aberto à Informação Científica e Investigação e na nova Recomendação da UNESCO sobre Recursos Educativos Abertos.